quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Sugestão de Curso



Em 2009 participei do Curso de Psicomotricidade e Autismo, promovido pelo Universo Autista, em São José dos Campos(SP). Além de contar com a seriedade e competência do Luiz Urbanski na promoção do evento, os cursos oferecidos são de grande qualidade e importância para nós educadores. O próximo curso acontecerá em março de 2012:  "Propostas de Adaptações Curriculares e Organização da Rotina Escolar" e destina-se a profissionais envolvidos com alunos com autismo, que carecem  de informações sobre como realizar as adaptações curriculares, como selecionar e aplicar os procedimentos de ensino e como incluí-las na rede regular.
Esse curso pretende propor as adaptações curriculares e a rotina escolar para o aluno com autismo. Toda a proposta segundo as particularidades de um pensamento concreto, oferecendo as alternativas de trabalho, para uma  inclusão de sucesso.
O conteúdo do curso abrange:
         . Desenvolvimento cognitivo - Definições, conceitos e exemplos que sustentam a abordagem psicopedagógica sob o foco cognitivo. As funções cognitivas básicas.
          . Avaliação do aluno autista sob o foco cognitivo - análise do aluno, do meio e das tarefas. Adaptação do material avaliativo. Exemplos de atividades estruturadas. 
  . O desenvolvimento da linguagem típico e as correspondências com o aluno autista - o sistema linguístico. Exemplo de atividades estruturadas
 . Desenvolvimento da leitura e as correspondências com o aluno autista - estratégias de leitura, rotas de leitura. Decodificação X Compreensão. A hiperlexia. Exemplo de atividades estruturadas.
 . O desenvolvimento da compreensão dos números e a correspondência com o aluno com autismo - Sequência, contagem, correspondência biunívoca, aritmética básica. Exemplo de atividades estruturadas
  . Apresentar as possibilidades de inclusão pela Sala de Recursos - stratégias do trabalho em parceria, formação do professor especialista, adaptações do material pedagógico.
 . Desenvolvimento e uso de ferramentas para uma mente visual em situações de ensino: materiais, suportes diretivos e organizadores- criando materiais de trabalho.
 . Como estabelecer o melhor contexto de aprendizagem
Para maiores informações visite o site www.universoautista.com.br.
Vale a pena conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário