quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O falso hiperativo

 Vanessa Prata


"O hiperativo não se concentra em nenhuma atividade por muito tempo, tem dificuldades em relacionar-se por ser bastante agitado, não termina de executar as atividades e, muitas vezes, por esse motivo, tem notas mais baixas, embora a grande maioria dos hiperativos seja inteligente. Já o impulsivo age sem pensar nas consequências e quando para e reflete pode ou não se arrepender. Os dois, no entanto, sofrem com problemas emocionais, autoestima baixa, insegurança e outros sentimentos."  Adriana Monteiro da Silva, coordenadora pedagógica de Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
 Quem nunca teve um aluno que não para quieto um minuto em sala de aula, está sempre se movimentando, conversando, deixando os materiais cair ou que parece estar “no mundo da lua”? Muitas crianças agitadas, hoje em dia, são consideradas hiperativas e chegam a tomar remédios de uso controlado. É preciso atenção, no entanto, para não rotular um aluno de hiperativo sem um diagnóstico multidisciplinar, desenvolvido por médicos, psicólogos, pedagogos e outros especialistas.
Quando o aluno é muito desorganizado, a ponto de perder todos os seus pertences escolares, seus cadernos são amassados e borrados, a caligrafia é ilegível e ele não gosta de escrever, embora sendo  inteligente é importante realizar, com ele,  algumas combinações e muita conversa, com postura sempre firme, mostrando a ele suas responsabilidades e as consequências para cada uma de suas ações, sejam boas ou ruins. Estas características o definem como uma criança impulsiva e agitada,  e que pode desenvolver atitudes que favoreçam seu crescimento em harmonia consigo e com os demais, sem necessitar de medicamentos. A participação da família também é fundamental nesse processo, apoiando a escola e reforçando, em casa, as questões referentes à responsabilidade. Enquanto educadores, é importante  agir com muita cautela, pois cada caso é único, cada criança é única, com experiências de vida diferentes umas das outras. Confira as atividades propostas por Adriana para promover a socialização dos alunos e reforçar conceitos de organização e respeito ao próximo.
Boneco da amizade

Materiais:
• História ou poema que trate do tema amizade
• Molde da silhueta do boneco
• Lápis de cor
• Canetas hidrográficas
• Fita dupla face

      1.Em roda, leia o poema ou a história.
2. Lance a discussão baseada em questões como: é importante termos amigos? Por quê? Como temos que agir para sermos bons amigos? Como seria nossa vida sem amigos?
3. Finalize a discussão e inicie a atividade artística.
4. Distribua um molde da silhueta do boneco para cada aluno.
5. Peça que cada aluno faça sua própria decoração com lápis e canetas coloridas.
6. Quando todos os bonecos estiverem prontos, fixe-os no mural da sala ou do pátio da escola de modo que fiquem posicionados de mãos dadas, representando a amizade da turma.

Dica de leitura!



Ser Criança É Difícil! Coleção Viver e Aprender
Esse livro pretende mostrar às crianças a importância de serem o que são. Uma das características da sociedade moderna é o ritmo acelerado do desenvolvimento das crianças. Elas não apenas amadurecem mais cedo como são expostas desde pequenas a informações de todo tipo. Assim, são levadas a se preocupar com questões concretas e complexas, e acabam dedicando menos tempo ao que verdadeiramente interessa: serem simplesmente crianças.
Autora: Jennifer Moore-Mallinos
Editora: Escala Educacional

 • Dani Furacão- Coleção Sinto Tudo Isso e Mais um Pouco
Daniela, a Dani Furacão, relata diferentes situações em que explode de raiva. Quando é contrariada, suas explosões geram problemas de relacionamento com amigos e familiares. Até que, com ajuda dos pais, ela percebe que bater ou gritar não soluciona os problemas, Pelo contrário, cria outros. Ela aprende que o diálogo e o respeito trazem muito mais alegria e harmonia para a vida.
 Autora: Carmen Lúcia Campos
Editora: Escala Educacional

Onde encontrar:
www.escalaeducacional.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário