sábado, 9 de julho de 2011

Acordei pensando...

Quando me propus a fazer este blog com foco na educação não imaginei a quantidade de assuntos que viriam à minha cabeça!Então, parei e disse a mim mesma: "Segura a ansiedade.Um assunto de cada vez."
Que tal começar com a inclusão?Ou seria melhor dizer, com a crença-desejo-expectativa de uma possibilidade de educação para TODOS?
É, pertenço àquele grupo de educadores que acredita na proposta, mas também considera que há muito a ser feito.Confesso que pouco sabia sobre síndromes e deficiências, mas esta era apenas uma condição em que me encontrava.Assim, defini como uma de minhas tarefas junto aos professores, enquanto Orientadora Educacional, abrir um espaço de estudo e debate do tema. E isto acontece desde 2008. E o grupo de estudos se tornou permanente, tendo em vista a diversidade de alunos portadores de síndromes e deficiências que passaram a ingressar em minhas escolas.Alguns já não estão mais conosco, por transferência ou conclusão do 5º ano, mas deixaram em nós um aprendizado de amor que justifica todo nosso empenho em desvendar os variados matizes da inclusão.Assim, lembro de nossas pequenas fadinhas e nossos queridos peter-pans com Síndrome de Tourett, Autismo, Síndrome de Asperger, Surdez, Deficiência Intelectual, Síndrome de Down e Síndrome de San Phillipo, que nos mobilizaram  na busca por conhecimento que nos auxiliasse a atendê-los como devem e merecem.Sobre estas vivências é que vou escrever em minhas próximas postagens.

Um sábado iluminado à todos. Especialmente à estas maravilhosas crianças e educadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário