quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Adaptações Curriculares


Iniciamos, em uma das escolas em que atuo, as adaptações curriculares, que vão atender alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, tendo como referência a elaboração do projeto pedagógico e a implementação de práticas inclusivas no sistema escolar. Desenvolvemos as primeiras ações com base nos seguintes aspectos: atitude favorável para diversificar e flexibilizar o processo de ensino- aprendizagem, de modo a atender às diferenças individuais dos alunos; identificação das necessidades educacionais especiais dos alunos regularmente matriculados, para justificar a priorização de recursos e meios favoráveis à sua educação; adoção de propostas curriculares diversificadas, em lugar de uma concepção uniforme e homogeneizadora de currículos.
Os critérios de adaptação curricular são indicadores do que os alunos devem aprender, de como e quando aprender, das distintas formas de organização do ensino e de avaliação da aprendizagem com ênfase na necessidade de previsão e provisão de recursos e apoio adequados. Consideramos Apoio, neste caso, os diversos recursos e estratégias que promovem o interesse e as capacidades das crianças. Com isto, objetivamos proporcionar a nossos alunos condições para o desenvolvimento da autonomia, produtividade e integração às rotinas escolares.
Tipos de adaptações Propostas:
Organizativas - englobam organização didática da aula (conteúdos e objetivos de interesse do aluno ou diversificados), disposição do mobiliário, de materiais didáticos e tempos flexíveis.
Objetivos e Conteúdos - definem prioridade de áreas e conteúdos de acordo com critérios de funcionalidade; ênfase nas capacidades, habilidades básicas de atenção, participação e adaptabilidade dos alunos; seqüência gradativa de conteúdos, do mais simples para o mais complexo; conteúdos básicos e essenciais em detrimento de conteúdos secundários e menos relevantes.
Avaliativas - consistem na seleção de técnicas e instrumentos de acordo com a identificação das necessidades educacionais especiais dos alunos.
Entendemos que a educação especial é concebida como modalidade de educação escolar complementar e necessária para que alunos com necessidades educacionais especiais alcancem os fins da educação geral. Este é o viés que permeia as proposições contidas no documento lançado pelo MEC para orientar a ação pedagógica dos educadores quanto às adaptações curriculares que visam a inserção, no sistema escolar, de alunos com deficiências física, sensorial, mental, altas habilidades, condutas atípicas e outras peculiaridades.
Nosso trabalho, enquanto equipe diretiva, nos compromete com o acompanhamento das propostas estabelecidas, objetivando o atendimento específico a cada perfil de aluno com necessidades especiais que fazem parte de nossa realidade escolar. Contamos com uma equipe de educadores  qualificados e experientes, comprometidos com a proposta inclusiva, o que nos permite vislumbrar, com tranqüilidade, o alcance dos objetivos propostos nas adaptações curriculares.
Em uma nova postagem, farei o relato dos resultados do trabalho desenvolvido  durante os meses de novembro e dezembro.
Aguardem!
Para lembrar da importância da Inclusão Escolar para todos os envolvidos, segue um gráfico das imensas possibilidades que nossas crianças dispõem e que aguardam ser desenvolvidas.





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